Os dados mostram que 16% da água consumida no mundo são de atividades ligadas à construção civil. O baixo valor percentual no custo da construção é um dos principais fatores para a não conscientização sobre o tema. O surgimento de novas tecnologias, a pressão exercida pelos consumidores e o surgimento de novas regras da legislação estão incentivando várias empresas a buscarem alternativas para a redução de desperdícios e do impacto ambiental.

As ações para o uso consciente da água podem ser aplicadas em várias etapas do processo de construção, desde o planejamento e execução até a demolição. As empresas que fazem uso de soluções sustentáveis para utilização da água garantem que o custo para adoção é muito insignificante se comparado aos ganhos.

Confira algumas alternativas para o uso consciente da água nos canteiros de obra:

  • A reutilização de água. Estoque água utilizada em certas atividades para ser reaproveitada em outros processos como, a descarga em banheiros, lavagens de materiais e até na alvenaria.  
  • A instalação de um sistema de captação de água da chuva. Entretanto, essa água não é potável e deve ser utilizada somente na descarga em bacias sanitárias, limpeza de pisos, garagens, rega de jardins e uso em equipamentos para resfriamento de máquinas.
  • A locação de equipamentos para construção civil. São comumente mais modernos e atualizados, portanto, mais preparados para a utilização eficiente dos recursos, minimizando o desperdício.
  • A utilização da água do poço artesiano no canteiro de obras está atrelada a uma autorização do poder público, dessa forma, é preciso solicitar a licença para a realização da perfuração e outorga. É preciso, entretanto, avaliar a qualidade da água previamente para a sua utilização.

Os comentários estão encerrados.