10 erros mais comuns em reformas hidráulicas

Conheça os 10 erros mais comuns em reformas hidráulicas e saiba como evitá-los. Confira as dicas ajudam a planejar a obra com mais segurança.

Dica 1 – Desconhecer e não acompanhar a instalação de tubos.

As tubulações mal feitas são as principais fontes de problemas com água. Por se tratar de uma instalação que não fica aparente, é importante acompanhar sua instalação para não ter dores de cabeças mais adiante. Utilize tubos de qualidade, observe por onde irão passar e teste-os antes de fechar as paredes. Não permita que o encanador fixe tubos de água fria ou faça dobras nos canos utilizando fogo para derreter o material e utilize sempre as conexões apropriadas.

Dica 2 – Preocupar-se somente com a estética.

Muitas pessoas, na hora da compra dos metais e peças para os ambientes molhados, se preocupam exclusivamente com a beleza das peças. E não existe problema algum nisso. Mas é importante estar atento se as suas escolhas estão adequadas ao seu projeto. Em caso de dúvida, peça auxílio para um encanador profissional. Os fabricantes oferecem garantia contra defeitos de fabricação e, nunca, contra defeitos de instalação ou de compra.

Dica 3 – Utilizar um registro geral para a casa inteira.

Coloque um registro em cada ambiente onde houver pontos de água (banheiros, cozinhas, área de serviço, etc.). Assim, se houver algum problema você pode fechar apenas o trecho necessário, e não fica sem água na casa toda.

Dica 4 – Utilize sempre a mesma marca (e prefira marcas confiáveis).

Por mais que todos os tubos pareçam iguais, eles não são. As peças das marcas diferentes podem não se ajustar bem entre si, o que aumenta o risco de vazamentos. Por isso, seja qual for a marca escolhida no início, siga com ela na parte de tubos e conexões para a casa inteira, verificando isso na hora de cada compra. E, claro, prefira materiais com qualidade e certificação.

Dica 5: Tenha cuidado ao manusear e acomodar os tubos e as conexões de qualquer jeito durante a obra.

Os tubos devem ser guardados sempre na posição horizontal. As conexões devem ficar em sacos ou caixas. O material deve ficar em local sombreado, sem tomar sol direto para não danificar.

Dica 6: Não planejar corretamente a posição de pontos de água.

Este é um problema comum com lavatórios e privadas. Não se esqueça de que além do lugar para a própria louça, será preciso deixar espaço para quem vai usar a pia e o vaso sanitário e também para abrir a porta. Lembre: O vaso sanitário deve ter pelo menos 20 centímetros livres em cada uma de suas laterais.

Dica 7: Teste o encanamento antes de fechar as paredes.

Peça para o encanador conferir se há algum encanamento vazando na sua obra nova. Esse teste deve ser feito antes de instalar torneiras, privada e chuveiro e antes de fechar a parede. O encanador deve colocar um plug para tampar todos os locais de saída de água (onde ficarão torneiras, privada, chuveiro) e abrir o registro deixando-o aberto por 24h. Certifique-se de que a caixa d´água esteja cheia antes de começar o teste. Daí será possível ver se há pontos de vazamento e onde eles estão. Faça o acompanhamento de perto e somente depois de ter certeza de que a tubulação está boa, sem vazamentos, autorize o pedreiro a fechar as paredes.

Dica 8: Instale pias, torneiras e privadas somente após terminar o acabamento dos pisos e paredes.

Os metais e peças sanitárias (torneiras, misturadores, privada) são os últimos a serem instalados. Alguns profissionais preferem instalar tudo logo. Não permita isso.
A obra de hidráulica tem dois momentos: o primeiro é aquele em que são passados os canos e deixados os pontos de abertura no chão e na parede. Depois disso, o encanador tem que fazer uma pausa, que é quando o pedreiro instala pisos e azulejos ou quando o pintor entra em ação. Só depois do acabamento de chão e paredes feitos é o que o encanador volta pro segundo momento, que é o de instalar lavatórios, pias, vasos sanitários, torneiras e misturadores.
Você deve pedir que o seu encanador espere até terminar de pintar ou revestir as paredes no seu banheiro ou cozinha. Se não, o risco de estragar as louças caras durante a obra é muito grande, sem falar que essas peças vão atrapalhar o trabalho do pedreiro e do pintor.

Dica 9: Não guardar um plano de instalação hidráulica depois da obra.

Os canos não ficam visíveis e logo esquecemos por onde eles passam. O melhor a fazer é ter um projeto ou planta de hidráulica. Se não tiver, peça para o encanador fazer um desenho dos cômodos. Uma forma de garantir a informação é combinar com o encanador e o pedreiro que você vai tirar fotos de todas as paredes e do chão com os tubos aparentes, antes das paredes e piso serem fechados.

Dica 10: Esquecer pontos de saída de água para aparelhos e torneiras.

Você quer aquela geladeira com água na porta ou um filtro sobre a pia? Quer alguma torneira no quintal? Planeje. Lembre-se também que a altura de torneiras instaladas na bancada é diferente das torneiras que saem direto da parede. Também escolha antes o tipo de cuba que quer (de apoio, de embutir ou de sobrepor) para não errar essa medida!


É bom conhecer erros para evitar que eles aconteçam na sua casa ou para reconhecer algum que você nem tinha notado.

Os comentários estão encerrados.