Um vazamento nunca é uma situação agradável de lidar, quando ocorre entre apartamentos a situação é mais estressante ainda, pois envolve diversas partes como: condôminos, inquilinos, moradores e síndicos. Na sequência, vamos apresentar alguns pontos que vão lhe ajudar a lidar com essa situação:

  • Identificando o vazamento

Os principais indícios do problema são bem fáceis de identificar: manchas escuras no teto e nas paredes do apartamento; azulejos soltos; quando a pintura começa a descascar; surgimento de bolhas na pintura; é possível perceber umidade nas paredes; rodapés se soltam ou ficam manchados; mofo no apartamento.

É importante ficar atento a esses sinais, pois a falta de reparos pode comprometer a estrutura do prédio e colocar não somente o morador da unidade, como todos no edifício em risco. Sem falar no gasto excessivo e desperdício de água.

  • Como proceder após identificado o problema?

A primeira coisa a ser feita é contatar o zelador ou síndico do prédio e apresentar a situação. Se necessário ele fará o contato com um prestador de serviço que vai averiguar a situação e se comprovada a situação, irá realizar a busca pela fonte do problema. Paralelo a isso, o síndico deve notificar as unidades vizinhas, deixando claro a todos que existe um problema e garantindo que o profissional tenha acesso a todas unidades que forem necessárias para resolução do problema. Somente com a vistoria profissional é possível determinar a origem do problema e desta maneira identificar o responsável pelo pagamento dos reparos.

Uma situação recorrente em condomínios verticais é o surgimento de infiltração no teto do banheiro do apartamento. Por ser uma área com muita umidade, é usual que isso ocorra. Especialmente quando a edificação não conta com um bom sistema de impermeabilização. Nestes casos, é o laudo técnico que irá definir de onde vem o vazamento no banheiro. Se é do apartamento de cima ou da rede de encanamento de responsabilidade do condomínio.

  • Quem paga pelo vazamento entre apartamentos?

Existem dois tipos de redes de água em um condomínio: horizontal e vertical. Os canos verticais transportam a água para cada unidade, sendo de responsabilidade do condomínio quando o vazamento entre apartamentos é causado por um problema nessa tubulação. Dessa forma, ele se responsabilizará pelas obras de reparo (seja através do fundo de reserva ou rateando às despesas).

A rede horizontal distribui os canos para as unidades e são de responsabilidade dos condôminos. Quando a fonte do vazamento é um desses canos verticais, é o vizinho de cima ou de baixo quem deve pagar pelo conserto. Sendo o imóvel alugado, o responsável por pagar a conta varia de acordo com as circunstâncias. Se o vazamento entre apartamentos surgiu devido a alguma reforma feita pelo inquilino, é ele quem deverá arcar com os custos. Se não, é o proprietário quem deve pagar.

Todo e qualquer vazamento nas áreas comuns do empreendimento é de responsabilidade única do condomínio.

Os comentários estão encerrados.