Evite problemas com o encanamento

Fazer vistorias e limpezas preventivas nos canos e itens que compõem a rede hidráulica das residências, verificar se a rede de esgoto onde é aparente ainda tem o nível de caimento adequado e se está devidamente fixada, são as melhores maneiras de evitar problemas, como vazamentos, entupimentos e refluxos de esgoto.

Cada item da rede hidráulica tem periodicidade certa para passar por manutenção. Ralos, sifões de louça e pias, utilizados com mais frequência, devem ser vistoriados todos os meses para retirar o acúmulo de rejeitos domésticos, gorduras e sujeiras, que podem provocar o retorno de água, rompimento das tubulações e infiltrações no interior das paredes. Mas atenção, não jogue os resíduos retirados na rede de esgoto, ensaque-os e descarte-os no lixo.

Anualmente, o funcionamento de registros de pressão, que controlam a vazão da água em chuveiros e banheiras, assim como bombas de recalque deve ser verificado. Além de fazer vistoria uma vez por ano nas tubulações de captação de água do jardim, assim você pode detectar a presença de raízes capazes de destruir ou entupir os canos.

Tubulações hidráulicas como o cobre e galvanizado, têm uma vida útil mais curta, mas o indicado é que a situação do encanamento seja verificada anualmente através de teste de qualidade da água, como medições de vazão e de PH. Caso o PH da água que sai da torneira esteja acima de nove, você deve fazer a limpeza da tubulação com injeções de produtos que dissolvam as impurezas acumuladas.

Os comentários estão encerrados.